5 dicas para ser mais criativo nas suas fotografias

Não importa quem és, tu provavelmente adoras ser criativo. Muitos de nós escolhemos a fotografia para escapar do pavor de nossos trabalhos do dia e para podermos dar asasao nosso lado mais criativo.

No entanto, a questão é que muitos de nós tornam-se menos criativo à medida que envelhecemos. Como podemos permanecer criativos e reter essa curiosidade infantil que tínhamos quando eramos mais novos?

 

  1. Assuma que os outros são mais espertos que tu e nunca pares de aprender

Eu tenho uma “cabeça grande” e um grande ego. Às vezes caio na armadilha de achar que já sou um “especialista” em fotografia, que já sei bastante.

O problema é que isso me faz estagnar na fotografia. Quanto mais “especialista” eu me tornar, menos criativo sou. Quanto menos disposto estou a sair da minha zona de conforto e tentar algo novo, menos criativo sou.

Uma coisa nova que eu tenho experimentado é: supor que os outros são mais espertos, mais criativos e talentosos do que eu. Desta forma fico humilde e motiva-me a continuar a aprender, para não ficar para trás. Quando os outros criticam ou dão feedback das suas fotografias, não te defendas ou arranjes justificações, ouve, aprende e tira as tuas próprias conclusões.

 

  1. Cruzar interesses

Para mim, eu acho que a criatividade é sobre a re-combinação de idéias que já existiram antes, adicionando a tua própria personalidade e criando algo novo.

Uma das melhores maneiras de ser criativo é a cruzar idéias diferentes ou habilidades que tens.

Por exemplo, digamos que você é apaixonado por fotografia e direito. Talvez você possa combinar isso para criar uma idéia para ajudar a apoiar os direitos do fotógrafo (peço desculpa pelo fraco exemplo, mas foi o melhor que consegui arranjar).

 

  1. Veja beleza em tudo

Como fotógrafos, podemos ser mais criativos ao encontrar beleza em tudo o que vemos – imaginando e questionando-nos.

Por exemplo, se fotografas a natureza, pergunta-te: “Por que o céu é azul? Onde é que estas aves vão obter a sua comida? Como é que as plantas crescem aqui no deserto?” Se és fotógrafo de rua, tens de ser curioso sobre a vida dos outros. Pergunta-te “O que é esta pessoa vai fazer hoje? Qual é a sua história de vida? Que sentimentos ou emoções têm hoje?” Se preferires fotografar edifícios, questiona-te: “Quem projetou este edifício? Por que é que decidiram criar curvas em vez de linhas retas? Quanto mais perguntas fizeres, mais beleza encontrarás e mais criativo te tornarás.

 

  1. Faça apenas o trabalho criativo que você deve fazer

A vida é curta, porquê gastá-la a fazer coisas que não gostas? Apenas faz o trabalho criativo que tens de fazer – em vez de trabalho criativo que achas que “devias” fazer.

Quando fazes um trabalho criativo contra a tua própria vontade, estás sempre a fazer isso com um tom de ressentimento e frustração. Ouve o teu cração e segue a tua intuição criativa.

 

  1. Diverte-te

Eu nunca fui capaz de ser criativo quando minha mãe me obrigava a fazer alguma coisa. Eu odiava ter aulas de piano quando era mais novo, nunca me divertiu, e acabei por nunca ser bom nisso. Mas com a fotografia e com a escrita – eu divirto-me a fazer isto! E eu só escrevo e fotográfo precisamente por isso, porque o acto em si traz-me uma imensa alegria e prazer.

 

Conclusão

Mantém-te criativo, perspicaz e humilde – e nunca pares de aprender. Expande o teu potencial e partilha tua visão única e criativa com o resto do mundo. Não desperdices um único dia.