A tecnologia não substitui o trabalho do fotógrafo profissional

shutterstock_152624879

Com a evolução da tecnologia, a verdade é que grande parte das pessoas passaram a ter acesso a máquinas fotográficas digitais de alta qualidade e o recurso ao tradicional fotógrafo profissional diminuiu.

Além do acesso à tecnologia, que permite tirar fotografias em qualquer lugar  – precisando, na maior parte dos casos, apenas de um telemóvel – as sessões fotográficas de preços elevados também foram um dos motivos que levou grande parte das pessoas a deixarem de lado o trabalho do fotógrafo profissional, preferindo tirar elas mesmas as fotografias e economizar muito dinheiro.

Afinal, se fizermos as contas, as sessões fotográficas caseiras tinham um preço mais alto com as tradicionais máquinas analógicas, porque era sempre preciso revelar os rolos fotográficos, e, agora, através das máquinas digitais, já nem sequer é preciso recorrer ao fotógrafo profissional.

No entanto, é ainda comum haver sessões fotográficas com preços altos, e são sempre muito requisitadas, pois as fotografias que podemos tirar são demasiado amadoras para momentos especiais como: casamentos, baptizados, festas de aniversário, sessões fotográficas para grávidas, etc. Como ainda é indispensável o recurso a fotógrafos profissionais para este tipo de serviços, torna-se necessário recorrer a um investimento deste género de forma a obter um produto com a qualidade desejada.

Para termos uma ideia, um fotógrafo de casamento costuma cobrar entre 500 euros (por um álbum analógico com 150 fotografias) até 1300 euros (por um álbum digital com 120 a 170 fotografias, 1 tela e 1 dvd com as fotografias). Já no caso de sessões fotográficas em baptizados, os preços vão desde os 300 euros (por 6 horas de reportagem e 200 imagens em dvd) até aos 600 euros (por 2 dvd’s com 300 fotografias, mais 300 fotografias impressas e um álbum).

Talvez a evolução das máquinas fotográficas nunca consiga chegar ao excelente trabalho do tradicional fotógrafo profissional e, por isso, o seu trabalho ainda é tão requisitado, mesmo com sessões fotográficas de preços altos. Ainda não é habitual vermos casamentos sem um fotógrafo profissional e talvez não o será num futuro próximo, porque, embora exista muita tecnologia ao nosso alcance, nenhuma máquina consegue substituir o trabalho de um profissional dedicado.